Mais vagas
As redes Municipal e Estadual de ensino correm contra o tempo com o objetivo de aumentar a oferta de vagas nas escolas públicas no próximo ano letivo. Pesquisas nas duas redes mostram que a demanda em Anápolis está acima da média nacional, devido, principalmente ao movimento migratório que se observa, com muitas famílias transferindo residência para Anápolis. São, pelo menos, 20 unidades em construção e/ou reforma. Algumas regiões, como a Oeste, observaram grande crescimento populacional, com a entrega de conjuntos habitacionais e o surgimento de novos bairros.
Patrimônio
Há uma preocupação maior em Anápolis com o crescimento do índice de furtos e roubos em residências e estabelecimentos comerciais. Com isso, observa-se, também, um significativo aumento de empresas especializadas em segurança. Nunca se instalou tanto alarme e tanta cerca elétrica em Anápolis. A comunidade, com um pé atrás, não confia mais somente nas instituições oficiais de segurança. Dentro do possível, cada um busca a proteção de seu patrimônio. Faz parte do jogo.
Preocupação
Iniciativa do Juizado da Infância e da Juventude, um grupo denominado “Guardiões JIJA” tem desenvolvido atividades para conter o avanço do consumo e da comercialização de drogas entre adolescentes e jovens da Cidade. O alvo do trabalho é, principalmente, o público estudantil. Além de abordagens a pessoas suspeitas nos ambientes escolares e regiões próximas, o grupo se encarrega, também, de ministrar palestras, treinamentos e orientações sobre como evitar e como combater esse mal. O grupo é constituído de professores, acadêmicos, profissionais liberais e técnicos especializados. Os resultados são altamente satisfatórios.
Vacinação
A Agrodefesa de Goiás está alertando aos pecuaristas sobre o início da temporada de vacinação do gado contra a febre aftosa. O período vai até 30 de novembro e os faltosos têm de arcar com várias penalidades, dentre elas multas e a impossibilidade de comercializarem transportarem e fazerem o manejo de seus respectivos rebanhos. Na região de Anápolis, segundo dados oficiais, existem mais de 100 mil cabeças de gado que devem ser vacinadas. Este ano, somente serão imunizados animais de, até, dois anos de idade.
A praça
Existe a possibilidade de que a Praça “Deputado Abílio Wolney”, antiga Praça do Ancião, seja entregue, totalmente remodelada, ainda este ano. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A Praça foi construída no início da década de 80, durante a administração Olímpio Ferreira Sobrinho, com recursos obtidos junto ao Governo Federal, através da então SUDECO (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste) que tinha como titular o goiano René Pompêo de Pina.
Novos conjuntos
Dentro da proposta de se construírem cinco mil unidades de moradias populares em Anápolis nos quatro anos da atual administração, a Prefeitura está anunciando novos entendimentos junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal. O objetivo é criarem-se novos conjuntos habitacionais, tanto verticais, como horizontais, dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Atualmente, pelo menos três conjuntos habitacionais estão em construção na Cidade.
O Governador
Há uma expectativa muito grande em torno da visita que o Governador Marconi Perillo fará a Anápolis nesta sexta-feira, 28. Ele vem para o encerramento do Seminário Estratégico, iniciativa da Rádio São Francisco AM e da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. Espera-se que Marconi fará o anúncio oficial da doação de uma área de cinco mil metros quadrados para a edificação da nova sede da ACIA, na Avenida Brasil Sul, em frente à Vila Esperança, proximidades do trevo de acesso ao DAIA e a Goiânia.
Os taxis
A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes promoveu, recentemente, um encontro de seus gestores com os taxistas de Anápolis para a definição de uma estratégia de prestação desse serviço. Diversas propostas e ideias foram colocadas, dentre elas os novos critérios para a oferta de novos pontos, a padronização dos veículos e uma série de outros serviços que visem melhorar o atendimento nesse setor de transporte de passageiros. O objetivo é criar um sistema eficaz e seguro, tanto para motoristas, quanto para usuários.
Iluminação
Possivelmente já a partir da próxima semana a Prefeitura estará iniciando a instalação das luminárias que enfeitarão as ruas e praças da Cidade com motivos natalinos. O projeto Natal de Luzes vai contemplar, além das principais ruas do centro, várias avenidas e praças de bairros populosos, assim como prédios públicos e as principais entradas da Cidade. Mais uma vez, deverá ser realizado o concurso de vitrines e fachadas de residências e estabelecimentos comerciais com a mais bela decoração. Haverá prêmios para os vencedores.
Nas alturas
As classes média, e média baixa, estão viajando, cada vez mais, de avião. Os sucessivos pacotes anunciados pelas empresas aéreas e agências de viagens atraem, como nunca, um público que há menos de uma década nem sonhava fazer uma viagem aérea. A concorrência, sempre mais aguçada, permite a aquisição de verdadeiras pechinchas. Quem sabe pesquisar e esperar a data certa, viaja de avião pagando menos do que se fosse por ônibus ou carro. E, dizem, vai ficar melhor ainda. A população, por certo, agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário