segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notas Gerais - Ed. 342 - 25 de novembro a 01 de dezembro de 2011

Rumo leste

De acordo com o que se pode perceber, a tendência de crescimento urbano para Anápolis é, agora, a região Leste. O surgimento de vários loteamentos e condomínios, alguns de alto padrão, sinaliza para uma substancial valorização imobiliária daquele setor. Todavia, existe a preocupação com os serviços básicos, como água potável, coleta de esgoto, sistema viário e oferta de vagas escolares. É claro que alguma coisa já está sendo feita. Resta saber se é o suficiente.

Preocupação

Dados da Polícia e do próprio Sistema Único de Saúde revelam que está cada vez mais elevado o índice de acidentes com motocicletas nos perímetros urbanos de todas as cidades brasileiras, independentemente do tamanho. E, mais preocupante ainda, a incidência desse tipo de acidente em rodovias federais e estaduais. A frota desses veículos está aumentando em proporções inimagináveis. Os acidentes com motos já se equiparam aos registrados com veículos de quatro rodas. Fala-se, inclusive, numa revisão urgente do Código Nacional de Trânsito para contemplar este setor.

Anapolina

A diretoria da Associação Atlética Anapolina está animada quanto à montagem de um bom time para as disputas do Campeonato Goiano que começa em janeiro. No ano passado, o time foi visto como “figurante” no certame, em que pese o esforço desenvolvido pelos dirigentes e o apoio da Prefeitura. E, lembrar que a Rubra, até há alguns anos, era vista como a segunda ou a terceira maior força do futebol goiano. Existe a expectativa de que, este ano, o clube volte a ocupar um lugar mais honroso na tabela de classificação.

Decoração

Bastante elogiada a decoração natalina de 2011, entregue oficialmente pela Prefeitura na noite de terça-feira, 22. Este ano, houve o apoio do Governo do Estado, para o pagamento das despesas. Ressalte-se que grande parte do material utilizado em 2010 foi reaproveitada e serviu para se estender o projeto para outros setores da Cidade.  Com a bela decoração, o que se espera é um maior movimento comercial no período noturno. Mas, para isso, é necessária a interação do comércio lojista, ampliando o horário de atendimento à clientela. As polícias Militar e Civil vão garantir a segurança no período.

Ausência

Muita gente estranhou a ausência do Secretário Estadual de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, nas festividades de entrega oficial da iluminação natalina e da revitalização da Praça “Deputado Abílio Wolney”. As justificativas foram as mais diversas, inclusive de que ele não teria recebido o convite.

Casamentos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está cadastrando casais que já vivem juntos, mas não têm o documento certificando esta união perante a lei, para um casamento comunitário que acontecerá em janeiro de 2012. A previsão inicial é de que 300 casais possam participar do evento. Se houver um número maior de inscritos, os excedentes irão se casar em outra solenidade, prevista para o mês de maio.   

E o centro?

O ano está caminhando para o final e nada de se iniciarem as obras do Centro de Internação Juvenil, estabelecimento destinado à recuperação e a reinserção social de crianças e adolescentes envolvidos em atos antissociais. Os recursos para o projeto foram assegurados junto ao Governo Federal, dependendo, segundo o idealizador e principal articulador da obra, Juiz da Infância e da Juventude, Carlos Limongi Sterse, de uma pequena contrapartida do Governo do Estado. A torcida em Anápolis é para que esta obra comece logo. A demanda é grande. 

Os buracos

O período chuvoso mal começou e a população já está sofrendo com os buracos, tanto no centro, quanto nos bairros. A Prefeitura alega que a situação está sob controle e culpa a falta de manutenção da malha asfáltica em administrações passadas. Mas, em locais onde o serviço foi feito recentemente, também, se pode notar o surgimento dos famigerados buracos, uma demonstração de que o atual modelo, conhecido como “tapa-buracos” não funciona mais. Para muitos entendidos, a solução estaria em um completo recapeamento, pelo menos, nas vias de maior movimentação de veículos.

Dois quartéis

Em breve a Polícia Militar deve ganhar mais duas unidades em Anápolis. Uma para ser a nova sede do 28º Batalhão, que funciona em dependências improvisadas na Vila Jaiara e outra, na região do Bairro de Lourdes, onde deve ser criada uma companhia independente. A notícia foi dada pelo próprio Comandante Geral da PM de Goiás, Coronel Raimundo Nonato Araújo Sobrinho. Segundo ele, parte dos recursos já esta assegurada.

Mais segurança

Uma nova política para se conseguir a diminuição do índice de criminalidade no Entorno de Brasília está sendo desenhada pelos governos de Goiás e do Distrito Federal. Na última terça-feira, 22, aconteceu uma reunião em Luziânia, com a participação do Ex-Ministro e, hoje, Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Ferreira Barreto, e representantes dos dois governos. Anápolis, embora não seja considerada cidade do Entorno do DF, participou do encontro, através do Presidente da ACIA, Wilson de Oliveira. Existe a preocupação de que, com a pressão exercida sobre os grupos marginais daquela região, essas quadrilhas migrem para cidades próximas e, Anápolis, seria um alvo em potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário