As creches
Ao contrário do que muita gente pensa, as escolas de educação infantil (antigas creches) não são, obrigatoriamente, destinadas a crianças oriundas de famílias carentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro ao não fazer distinção entre categorias sociais. Assim sendo, muito embora se considere injusto filhos de pessoas de maior poder aquisitivo serem amparados em creches públicas, não há nada de ilegal. As exigências para admiti-los, são outras. A principal delas é que a mãe comprove que tem trabalho fixo. A propósito, em Anápolis, em que pese O esforço da Prefeitura e de organizações não governamentais, que têm aberto várias escolas desse segmento, ainda há o déficit de, pelo menos, 15 mil vagas.
Bom resultado
A utilização do piso superior da Estação Rodoviária (Terminal “Josias Moreira Braga”) para eventos vem dando certo em Anápolis. Recentemente foram promovidas ali algumas feiras de produtos de vestuário e utensílios domésticos, com um excelente movimento de público. Isso vem animando as empresas especializadas nesse tipo de promoção. E, enquanto o Centro de Convenções não fica pronto, quem sabe essas ideias alternativas não sejam um novo nicho comercial para Anápolis?
Mais reformas
Nem bem entregaram as reformas da Delegacia de Proteção à Mulher, os empresários de Anápolis já estão anunciando investimentos em outras dependências da segurança pública na Cidade. Agora é a vez do prédio onde funcionam a Terceira Delegacia Regional de Polícia Civil e algumas outras especializadas. O empresariado anapolino se conscientizou de que uma comunidade com bom nível de segurança é vista de forma diferenciada por investidores de outras regiões que pretendem ampliar seus negócios. Uma coisa puxa a outra.
Décimo Terceiro
Já a partir da próxima semana, muitas empresas já estarão liberando a primeira parcela do Décimo Terceiro Salário de 2011 aos seus trabalhadores. Com isso, um considerável volume de dinheiro entra na praça, fazendo o capital circulante de grande parte da economia local. O setor lojista, principalmente o especializado em produtos próprios para o Natal e o Ano Novo é o que mais se beneficia com isso. A Câmara de Dirigentes Lojista fez uma projeção bastante otimista para Anápolis este ano.
Qualidade
Grande parte da opinião pública nacional ficou estarrecida com as reportagens mostradas em rede por vários canais de TV, dando conta do precário estado de funcionamento de cozinhas em restaurantes luxuosos de São Paulo. Alguns deles, frequentados por empresários, turistas e artistas famosos. Mas, lá, a Vigilância Sanitária não contemporizou. Mandou fechar diversos desses estabelecimentos, com a condição de reabri-los somente quando seus proprietários cumprirem as exigências da lei. Belo exemplo.
O viaduto
É muito provável que antes de fevereiro a Prefeitura faça a entrega do viaduto na conexão das avenidas Presidente Kennedy e Universitária. Nos próximos dias devem chegar as peças principais da obra. São vigas e componente pré-moldados que serão instalados no sistema de encaixe, o que abrevia, em muito, o tempo de entrega do serviço. E, segundo a Prefeitura, assim que for inaugurado aquele viaduto, começa, imediatamente, a construção de outro, este no cruzamento das avenidas Brasil Norte e Fayad Hanna.
Furtos e roubos
O índice de furtos e roubos de veículos voltou a preocupar as autoridades policiais em Anápolis. Nos últimos dias foram vários casos registrados, um dele tendo como vítima um tenente coronel da reserva da PM. Já se fala, com muita frequencia, da necessidade de se implantar uma delegacia especializada nesse tipo de delito no Município. Ela atenderia não só a Anápolis, mas a várias outras cidades da região. Falta, para isso, mobilização política.
O quartel
Ainda, falando sobre segurança, já se passou da hora de se edificar um quartel para sediar o Vigésimo Oitavo Batalhão, que fica na região da Vila Jaiara. As dependências ocupadas por aquela unidade remontam dos primeiros anos da Base Aérea de Anápolis. Ali, por muito tempo, funcionou a Prefeitura de Base, espécie de centro administrativo da Aeronáutica. Depois de desocupado, ele foi cedido á PM que, a princípio, instalou, no local, uma companhia independente.
Refis
Quem aderiu ao programa de refinanciamento de débitos (Refis), instituído este ano pela Prefeitura e optou pelo parcelamento da dívida, não pode se esquecer dos prazos de vencimento das mensalidades. É que, dependendo do atraso, o contribuinte pode perder, além da oportunidade de pagar a dívida parcelada, com a anistia de juros e correções, o valor que tenha pagão na primeira prestação. O alerta é da Secretaria Municipal da Fazenda.
Saúde pública
A Secretaria Municipal de Saúde implantou, no último final de semana, o programa “Humaniza SUS” iniciativa do Ministério da Saúde que vem sendo introduzido, de forma experimental, em algumas cidades brasileiras. Anápolis foi escolhida pelo seu perfil de município cosmopolita, onde o atendimento é feito a pacientes de vários outros municípios. Segundo a Secretária, Irani Ribeiro, os resultados positivos desta inovação serão sentidos em curto espaço de tempo. A ideia é tratar o paciente da forma mais humanizada possível. Para isso, os trabalhadores da Semusa vão participar de vários treinamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário