sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Notas Gerais - Ed. 337 - 21 a 27 de outubro de 2011

O horário
Em vigor desde a madrugada do último domingo, o Horário Brasileiro de Verão 2011/2012 ainda não foi bem assimilado pela população brasileira que, embora sabendo que ele é adotado regulamente, tem dificuldades para segui-lo. Sem contar os entraves legais que o Horário provoca, na comparação das regiões onde ele não é adotado. Ou seja: com a globalização econômica e social, muitos procedimentos são feitos, inclusive, on line, o que causa certos transtornos. Qual região tem de se adaptar à outra? É a pergunta, já que, além da mudança implantada pelo Governo, ainda tem o fuso horário, comparando-se alguns estados do Norte, mais o Mato Grosso, com o restante do País. Uma bagunça só...

Segurança
Embora as polícias estejam adotando algumas providências para a melhoria da segurança pública em Anápolis, existem, ainda, muitos gargalos que têm motivado queixas e reclamações. Um deles é a ausência de viaturas nas ruas aos domingos, principalmente nos períodos vespertino e noturno. O centro da Cidade, por exemplo, fica desguarnecido por várias horas.

Marconi vem
A agenda do Governador Marconi Perillo prevê sua presença em Anápolis mais duas vezes este mês. A primeira no dia 25, para a participação no Salão do Micro Empreendedor, que acontecerá no SESI da Jaiara. A segunda, no dia 28, para a festa de confraternização pela posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial. Nesta última, há a expectativa de que o Governador confirme a doação de uma área, pelo Estado, para se construir a nova sede da ACIA.

Natal de luz I
A partir da próxima semana a Prefeitura deverá priorizar o projeto de decoração da Cidade já com vistas ao Natal. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o padrão a ser adotado é tão bom, ou melhor, do que o visto em 2010. Além de uma iluminação mais consistente, pretende-se ampliar a área de cobertura, alcançando alguns bairros ainda não contemplados.

Natal de luz II
E, o que se espera do comércio lojista de Anápolis é uma mobilização maior, no sentido de se promoverem campanhas visando atrair o público, não só de Anápolis, mas de cidades próximas, para fazer a opção de compras no comércio anapolino. Isto passa por ofertas de preços competitivos, bom atendimento e divulgação dos produtos. Caso contrário, de nada adianta enfeitar as ruas e as praças.

Cobranças
Algumas lideranças políticas, incluindo vereadores, passaram a cobrar, com mais insistência, o cumprimento de propostas e promessas de campanha, junto ao Governo do Estado para com a Cidade. Entendem estas lideranças que, passados já quase dez meses do atual mandato, é preciso que algumas coisas comecem a se materializar, incluindo obras físicas e sociais. Há uma preocupação consistente, quanto à promessa de se colocar água potável em todos os bairros da Cidade e outra, quanto à provável transferência do plantão da CELG para Goiânia.

Aposta
Há um clima de suspense quanto à indicação, ou não, de um substituto para o ex-secretário de Planejamento, Edir Xavier, que se demitiu da Prefeitura no começo do mês. O cargo está sendo acumulado pelo Secretário da Fazenda, José Roberto Mazon. Mas, há quem diga que um novo nome já estaria a caminho e que seria alguém ligado ao mundo empresarial. Como sempre, o Prefeito Antônio Gomide não deixa escapar nenhuma pista. Pode até ser que ele nem mexa no secretariado por agora.

Transparência
Vai acontecer nesta sexta-feira, 21, a Primeira Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, uma iniciativa da Controladoria Geral do Município, com o apoio da Controladoria Geral do Estado. Por ser a primeira, com certeza, esta conferência está despertando muito interesse dos poderes constituídos e da comunidade em geral. A abertura do evento está programada para o Teatro Municipal, a partir das oito e meia da manhã.

Novo teto
Depois de muitos anos (décadas, possivelmente) está sendo reformado o teto do prédio onde funcionam a Delegacia Regional de Polícia Civil, o Primeiro Distrito Policial e mais algumas especializadas, na Praça do Expedicionário. Trata-se de um trabalho de parceria, envolvendo Prefeitura, Governo do Estado e iniciativa privada. O antigo teto ameaçava, literalmente, desabar, devido à falta de manutenção. Sem contar os vazamentos que se observavam quando de chuvas mais fortes. Também, a nova sede da Delegacia de Proteção à Mulher, no prédio ao lado, está sendo reformada e deve ser entregue em breve.

Greves
Os anapolinos respiram mais aliviados depois do fim de, pelo menos, três greves: funcionários do IFG, Correios e bancos. A expectativa é de que, também, chegue a um bom termo o movimento paredista dos servidores do Judiciário, onde somente casos de urgência e emergência estão sendo atendidos. No caso do IFG, as aulas recomeçaram na segunda-feira, 17. Nos Correios, já no final de semana o serviço estava sendo realizado e, nos bancos, a partir de terça-feira, 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário