sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Notas Gerais - Ed. 331 - 09 a 15 de setembro de 2011

AIDS
Dados do Ministério da Saúde, publicados esta semana, apontam que cresceu em mais de 100 por cento a incidência de AIDS em pessoas acima de 60 anos. Isto significa que a doença, muito embora tenha saído um pouco da mídia ultimamente, está fazendo um considerável número de vítimas dentro de uma faixa etária, até então, praticamente imune às doenças sexualmente transmissíveis. Os números são assustadores e mostram que os idosos estão mais sexualmente ativos do que se imaginava.
Mais tributos
Classificado entre os países de maior incidência tributária no mundo, o Brasil não pára de arranjar impostos e taxas para o povo pagar. Agora estaria vindo por aí um substituto da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), que há pouco tempo, deixou um buraco na economia nacional e não melhorou praticamente nada na política de saúde pública. A expectativa é de que se, realmente, vier uma nova tributação, o dinheiro seja gasto honestamente nos programas relacionados à qualidade de vida dos brasileiros.
Mais prédios
Pelo menos mais 20 ou 30 prédios residenciais estão em construção nos quatro cantos de Anápolis. E as imobiliárias não se queixam da falta de clientes. Isto sem contar os condomínios horizontais (vários deles para habitação popular) e outros com melhor padrão de qualidade. Por conta disso, alguns itens da construção civil começam a escassear no mercado, havendo casos, até, de falta. É o que acontece, por exemplo, com os tubos e manilhas de cimento, de acordo com empresários do setor.
Universidade
Está surgindo, em Anápolis, um movimento que visa transformar o Instituto Federal de Educação (IFET) em campus avançado da Universidade Federal de Goiás. Embora o Município já conte com o núcleo central da UEG, que por sinal está em fase de expansão, tem-se como certo que uma parte da UFG em Anápolis seria de total agrado da população. Este mesmo procedimento já foi adotado em outras regiões do País.
Censura?
Grande parte da comunidade jornalística está assustada com a proposta de controle da comunicação no Brasil, que estaria prestes a ser enviada para a apreciação no Congresso Nacional. Muitos entendem que por detrás das argumentações de quem está propondo a medida, esteja uma espécie de censura à imprensa de um modo geral. Aliás, isto não é novidade no Brasil. Nos chamados “anos de chumbo”, ou Ditadura Militar, isto ocorreu em grande escala nas pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. Quem viveu aquela época sabe, muito bem, do que se trata. E, não tem saudade alguma daquele tempo.
Entendimento
Empresários ligados à Associação Comercial e Industrial de Anápolis e à Câmara dos Dirigentes Lojistas se reuniram com membros da bancada de sustentação ao Prefeito Antônio Gomide na Câmara de Vereadores, para o encaminhamento de sugestões objetivando melhorar o conteúdo do novo código municipal de posturas. Conforme o que foi apurado, pelo menos 20 propostas foram endereçadas para a apreciação dos parlamentares, podendo estas, serem acopladas ao texto original, ou, mudarem partes dele. O objetivo, segundo os empresários é colaborar com a administração municipal para que o novo código seja moderno, prático e exequível.
Festival
Anápolis entrou, definitivamente, para a era dos festivais. Neste final de semana, por exemplo, acontece a final do FAMU (Festival Anapolino de Música) 2011, que teve mais de 100 canções inscritas. Cerca de 20 músicas foram classificadas e a disputa final está marcada para o Parque JK, no sábado e no domingo. Os destaques do Festival receberão prêmios e troféus. A promoção é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e tem por objetivo, incentivar o surgimento de novos valores nas mais diferentes categorias musicais.
Novo lixão?
Aproveitando, principalmente, domingos e feriados, quando não há fiscalização, muita gente está jogando entulho de toda sorte nos imensos buracos formados às margens da BR 414, proximidades da entrada para a Base Aérea. O local, se não se tomarem providência urgentes, tende a se transformar em mais um “lixão” na Cidade. A ação inescrupulosa tem sido denunciada por pessoas que residem, ou que trafegam, por aquele local. Uma pena...
Vai ampliar
Esta semana o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros, garantiu que o Governo vai, realmente, ampliar o Hospital de Urgências “Doutor Henrique Santillo”. Segundo o Secretário, este é um compromisso pessoal do Governador Marconi Perillo e que está entre as prioridades no campo da saúde pública em Goiás. Uma boa notícia, já que, há tempos, o hospital necessita de ampliação de sua estrutura física e, consequentemente, do corpo de servidores.
Corrida
Numa verdadeira corrida contra o tempo, a Prefeitura inicia, ainda esta semana, uma grande cruzada com o objetivo de preparar a Cidade com vistas ao período chuvoso que se aproxima. Dentre os trabalhos anunciados está a desobstrução das galerias de captação de águas pluviais, com o fim de facilitar e escoamento das enxurradas e evitar os alagamentos e inundações, que causam grandes transtornos à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário