sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Notas Gerais - Ed. 328 - 19 a 25 de Agosto de 2011

Pedestres
A Prefeitura e o DETRAN de São Paulo estão anunciando, para o início de setembro, uma operação gigante que vai punir, de forma exemplar, os motoristas que desrespeitarem os direitos dos pedestres. As multas serão de R$ 191, principalmente para quem parar em cima da faixa. Será que não poderia ser adotado o mesmo procedimento em Anápolis? Quem sabe assim, os que andam à pé sentiriam um gostinho do que é cidadania.  Sim, porque pedestre em Anápolis é considerado objeto, pela maioria dos condutores de veículos.
Refis
Em que pese haver anunciado que não faria mais isso, a Prefeitura está providenciando a adoção de um novo Refis (refinanciamento fiscal), o que significa conceder descontos de juros e multas para o pagamento de impostos municipais em atraso. A medida atinge devedores de IPTU, ISSQN e vários outros tributos. A Secretaria Municipal da Fazenda deverá anunciar a medida oficialmente. São milhares de contribuintes que se encaixam no perfil dos beneficiários.
Dia dos Pais
A Câmara de Dirigentes Lojistas a CDL e o Sindicato do Comércio Varejista estão anunciando horário diferenciado para o funcionamento do comércio, com vistas ao Dia dos Pais, comemorado no domingo, 14. Na sexta-feira, 12 o atendimento será estendido noite adentro, o mesmo ocorrendo no sábado, 13. Entretanto, para que isto ocorra, torna-se necessária a formatação de um acordo coletivo entre patrões e empregados, o que já é de praxe. O comércio tem a expectativa de aumentar entre 10 e 15 por cento, o volume de vendas em relação ao que se observou no mesmo período do ano passado.
O Hospital
De acordo com informações do Governo Estadual, uma da metas para a política de saúde pública da região de influência de Anápolis será a ampliação, em curto prazo, do Hospital de Urgências “Doutor Henrique Santillo”. A confirmação foi feita de viva voz pelo Governador Marconi Perillo, que esteve na Cidade na semana passada, participando de solenidade comemorativa dos seis anos daquele estabelecimento. O Hospital de Urgências de Anápolis tem, hoje, 80 leitos, incluindo UTI’s de excelente padrão.
Na base
As dificuldades vividas por Anápolis e Anapolina para as disputas de campeonatos oficiais são maiores devido à carência de plantéis mais numerosos. É a falta que faz o trabalho de base, com a preparação de atletas das categorias inferiores. A montagem dos chamados “times de verão” nunca deu certo em lugar nenhum. Treinadores e, até, alguns dirigentes, sem qualquer compromisso com a Cidade, trazem um elenco de jogadores de procedência desconhecida e montam um time. Três meses depois, vai todo mundo embora. Enquanto não se cuidar dos grupos chamados infanto-juvenis, ou Sub 17, Sub 18, etc., não existirão bons times de futebol.
Vai facilitar
É voz geral que a implantação de uma agência do Vapt Vupt Empresarial em Anápolis vai facilitar, e muito, a abertura e, até, a desativação de empresas.  Hoje, de acordo com a experiência de quem passa por esta situação, as dificuldades são imensas, devido à disparidade de endereços, horários de atendimento, disponibilidade de servidores e outros procedimentos que precisam ser observados. A torcida é para que o novo sistema venha facilitar a vida de quem quer, apenas, trabalhar, produzir, gerar tributos, empregos e divisas.
Novo titular
Valdenício Rodrigues de Andrade é o novo Presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação em Anápolis. Ele assumiu o posto em substituição ao empresário Wilson de Oliveira, hoje Presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. O novo presidente tem larga experiência no setor e prometeu dar continuidade ao que já vem sendo feito e melhorar alguma área que possa apresentar novas demandas. Wilson de Oliveira estava no cumprimento do quarto mandato à frente daquela instituição sindical.
Restaurante
Vai, mesmo, sair o restaurante popular da Vila Jaiara. As obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas dentro do prazo previsto. A unidade está sendo implantada com recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Anápolis, devendo suprir uma carência existente naquela região da Cidade. A chamada “Grande Jaiara” é um conglomerado de quase 20 bairros, onde funcionam centenas de estabelecimentos comerciais, industriais e prestacionais de serviços.
 Big brother
A instalação das câmeras para o videomonitoramento de ruas, praças e avenidas de Anápolis está sendo considerada uma aposta das polícias Civil e Militar, para a diminuição dos índices de criminalidade, principalmente os chamados crimes contra o patrimônio (furtos, roubos e assaltos) que têm aumentado muito na Cidade. Segundo pesquisas, em cidades onde existe tal sistema, os resultados são amplamente satisfatórios.
Orçamento
A Prefeitura está se ocupando, nos últimos dias, de discutir com a população, principalmente dos bairros, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), ou seja, como serão gastos os recursos do Orçamento Municipal em 2012. Os debates acontecem em clubes, igrejas, associações de moradores, residências e outros locais onde prefeito, secretários, assessores e a comunidade em geral avaliam as carências de cada setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário