terça-feira, 11 de outubro de 2011

Notas Gerais - Ed. 321 - 24 a 30 de junho de 2011

A praça
Para quem já teve acesso ao projeto, a nova Praça “Deputado Abílio Wolney” (antiga “Praça do Ancião”) vai se tornar uma das mais belas de Anápolis. Depois de organizar o estacionamento ao lado do Centro Administrativo, a Prefeitura está dando uma nova roupagem àquele logradouro. A Praça foi construída no início da década de 80, na administração Olímpio Ferreira Sobrinho, com recursos conseguidos junto à Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste, SUDECO.

Operação Férias
Nem bem terminou a “Operação Corpus Christi”, a Polícia Rodoviária Federal já está em campo no exercício de mais uma missão especial. Agora, é a “Operação Férias”, que mobiliza todo o efetivo disponível para garantir a segurança dos usuários nas rodovias que cortam o País. Na regional de Anápolis, encarregada do policiamento das BR’s 060, 153 e 414, o objetivo é diminuir o índice de acidentes e infrações que se observou em julho passado. O cuidado maior será para a interceptação de condutores alcoolizados e de veículos sem condições de trafegabilidade.

Chegando lá
Com uma estabilidade pouco vista antes, o Anápolis Futebol Clube vai, aos poucos, derrubando os concorrentes e se aproximando de uma vaga entre os quatro times que disputarão as duas vagas para a Série A do Campeonato Goiano de 2012. A chave do sucesso, segundo diretores e atletas, está na união do grupo que coloca a responsabilidade profissional acima de tudo. Um belo exemplo a ser seguido.

Cruzada
A Associação Comercial e Industrial de Anápolis, parceira do primeiro momento da Cruzada Pela Dignidade, projeto que busca afastar crianças e adolescentes do caminho das drogas, assim como oferecer apoio às suas famílias, vai aumentar sua participação nesse serviço comunitário. O presidente da ACIA, empresário Wilson de Oliveira, disse que as forças econômicas têm, também, esse compromisso social. Para Oliveira, uma cidade onde existem políticas eficientes de combate às drogas, chama a atenção do restante do Brasil.

Mexida
Os partidos políticos em Anápolis estão em total efervescência. Alguns deles devem reformular suas direções, transformando as comissões provisórias em diretórios municipais. Outros estão a todo vapor, providenciando a inscrição de novos filiados, tendo em vista a aproximação da data limite para o ingresso de novos membros. Tudo a ver com as eleições municipais do ano que vem. A partir de 2013, Anápolis terá 23 vereadores, ao invés dos 15 atuais. Sem contar os candidatos a prefeito e vice-prefeito em, pelo menos, cinco partidos ou coligações.

Nova fonte
Dentre as novidades a serem apresentadas pela Prefeitura durante as festividades do Aniversário de Anápolis, está uma nova e moderna fonte sonoro-luminosa, no início da Avenida Fernando Costa, em frente ao Centro Social “Branca de Lima Porto”, do SESI, na Vila Jaiara. Aliás, a Avenida foi totalmente revitalizada com a substituição do pavimento, implantação de novo gramado e nova arborização. Ela é uma das mais importantes vias públicas da Região Norte de Anápolis.

Entreposto
Tem-se como certo que o Governo de Goiás vai reativar os entendimentos junto ao Governo do Estado do Amazonas, com a finalidade de se implantar o entreposto da Zona Franca de Manaus em Anápolis. De acordo com a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, o entreposto é fundamental para a consolidação da Plataforma Logística Multimodal e importante para as empresas amazonenses, pois encurtará distâncias e barateará o custo do transporte das mercadorias fabricadas em Manaus.

Está subindo
Depois de um breve período de queda, quando se observou certa euforia no mercado consumidor, o preço do etanol, ou álcool hidratado, está subindo. Lentamente, mas está. Em algumas regiões do País ele já se aproxima da cotação que se verificou há dois meses. É que, mesmo com a liberação do que se produziu na safra 2010/2011, o consumo continuou alto e não deu para estocar muita coisa.

Atraente
Calcula-se que a clientela do comércio varejista de Anápolis seja, pelo menos, de 20 a 30 por cento originária das cidades vizinhas, como Corumbá; Campo Limpo; Goianápolis; Leopoldo de Bulhões; Ouro Verde; Nerópolis, Pirenópolis, Jaraguá e Abadiânia, dentre outras. Se todos os comerciantes anapolinos soubessem disso, certamente olhariam com mais atenção para estas comunidades.

Faltam três
Nas contas da Prefeitura e da SANEAGO restam, apenas, três bairros para que Anápolis tenha 100 por cento de cobertura com água tratada. Não estão computados os distritos administrativos que, ainda, são atendidos com poços artesianos. A luta, a partir de agora, é para ampliar o índice de coleta e tratamento de esgotos. Hoje esta cobertura está em torno de 60 por cento. E lembrar que já foi bem maior, acima de 80 por cento. Isto ocorreu no Governo Henrique Santillo, no final da década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário