Os parques
Durante o período de férias escolares em julho, a comunidade anapolina terá à disposição, algumas alternativas para o lazer, principalmente das crianças. Além do Parque do Ipiranga, muito frequentado em qualquer ocasião, ainda vão funcionar os parques “Antônio Marmo Canedo” (Matinha), recentemente reformado e JK. E, quem sabe, no ano que vem, os anapolinos já poderão contar, também, com os parques “Onofre Quinan”, reformado e, Ambiental de Anápolis, projetado para as margens da Ferrovia Norte Sul. Uma boa.
Uma ponte
Liberada ao tráfego desde a semana passada, a ponte sobre o Ribeirão Antas, entre a Vila Santa Maria de Nazareth e o Bairro Cidade Jardim, possibilitou uma melhora considerável no escoamento do tráfego naquela região da Cidade. A interdição durou, exatos, seis meses e foi causada pelos estragos provocados pela força das águas durante a estação chuvosa. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano Sustentável tem, agora, um longo período de estiagem para providenciar soluções que evitem novos problemas como este.
Outra ponte
E, por falar em ponte, existe um movimento para que se consiga junto ao Ministério da Defesa, a remoção da ponte móvel metálica instalada no final do ano passado, na região de Itauçu, devido à queda da ponte original, para a região de Goialândia, onde, também, caiu a ponte sobre o Ribeirão “João Leite”. É que, segundo soube-se, a nova ponte em Itauçu está praticamente concluída. A vinda da estrutura metálica para a região de Anápolis resolveria a questão do tráfego entre este município e Nerópolis, até que a ponte, que começou a ser construída esta semana, fique pronta. Boa ideia.
Galo forte
Uma vitória convincente sobre o time da Jataiense (4x1), no domingo passado, devolveu a confiança aos jogadores, dirigentes e, principalmente à torcida do Anápolis Futebol Clube, que vinha de uma derrota, em casa, para o Nerópolis. A palavra de ordem, segundo o que se apurou, é vencer os próximos jogos e buscar, o quanto antes possível, o retorno à divisão de elite do Futebol Goiano, já em 2012.
Um ano
Já se passou um ano da implantação, em Anápolis, do IFET (Instituto Federal de Educação) que prepara mão de obra especializada visando suprir os mercados local e regional. De acordo com a direção daquela escola, a grade curricular deve ser aumentada mais ainda a partir de agora, tendo em vista a grande aceitação que ela vem recebendo por parte do público em geral. O IFET conta com alunos de várias cidades da região.
A UPA
Existe certa apreensão quanto ao andamento das obras para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), espécie de mini-hospital dotado de todos os recursos para a assistência nos casos de urgência e emergência na Cidade. A nova unidade vai funcionar na região de Vila Esperança, saída sul de Anápolis. Os recursos para a construção vêm do Governo Federal. Ocorre que, com o crescimento que a Cidade observa, aumenta, também, a demanda por esses serviços especializados, o que provoca o congestionamento no Hospital Municipal e no Hospital de Urgências.
Aniversário
A programação do Aniversário de Anápolis, que ocorre no mês de julho, está praticamente formatada e deverá ser publicada nos próximos dias, pela Secretaria Municipal de Comunicação. De acordo com o que se apurou antecipadamente, haverá a entrega de obras físicas e sociais, projetos culturais e recreativos, além, certamente, do desfile cívico/militar comemorativo aos 104 anos de emancipação política do Município, cuja data oficial é 31 de Julho.
Preocupante
Dados do Denatran apontam que em dez anos o Brasil terá mais motocicletas do que automóveis, sugerindo que se torna cada vez mais urgente a implantação de uma política de trânsito que trate, especificamente, do assunto. Hoje, os conflitos entre motociclistas e os condutores dos veículos de quatro rodas se multiplicam, principalmente nas médias e grandes cidades. Anápolis, por exemplo, já vive esse drama e seria interessante que as autoridades do setor começassem a se preocupar mais diretamente com o assunto. Ou não?
Tráfego
As medidas para se harmonizar o relacionamento entre motoristas e pedestres em Anápolis estão sendo adotada paulatinamente. Na semana passada, por exemplo, foi instalada uma botoeira na saída do Terminal Rodoviário Urbano, com frente para a Praça Americano do Brasil, com o objetivo de se evitarem acidentes. Aos poucos a população está aprendendo a utilizar o equipamento. Mas, é preciso que os condutores, também, se conscientizem. Daí, a importância da presença dos fiscais de trânsito no local, pelo menos durante o período de adaptação.
Rodovia
O Governo Estadual, via Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras Publicas), está anunciando a retomada das obras de pavimentação da rodovia Anápolis/Gameleira de Goiás para o próximo mês de agosto. A estrada, importantíssima para o escoamento da produção rural e, também, para o transporte de passageiros, já está com as obras de asfaltamento bem adiantadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário