sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Notas Gerais - Ed. 311 - 15 a 21 de abril de 2011

Avanço
Em que pese pequenas falhas por conta do ineditismo, a realização de uma mostra de cinema em Anápolis, sinaliza que a Cidade tem espaço para projetos mais ousados na área da cultura. Com certeza, não será da noite para o dia que isto ocorrerá. Mas, o entusiasmo e a vontade política de se realizarem eventos dessa natureza dão ao Município uma projeção extraordinária. Se Anápolis vai bem nas esferas econômica, educacional e política, por que não, também na cultura? Basta querer. E priorizar.

O plano
Os recentes episódios envolvendo os gestores da política de trânsito em Anápolis e setores importantes da comunidade, apontam para uma direção: É preciso, urgentemente, se adotar o Plano Diretor de Trânsito anunciado em campanha política há mais de dois anos. Reconhecido o esforço da CMTT em dotar a Cidade de um sistema aceitável, conclui-se, todavia, que é necessário um projeto mais avançado, mais dinâmico, principalmente para se preparar Anápolis com vistas ao crescimento populacional e socioeconômico que se prenuncia.

Mães vendem
O comércio lojista de Anápolis já ensaia as primeiras promoções com vista ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. Comprovadamente a segunda melhor data para este segmento econômico, o Dia das Mães só perde em vendas para o Natal. Por conta disso, os comerciantes, costumeiramente promovem uma proposta especial de negociações. O que se cobra, entretanto, no setor lojista de Anápolis, é a realização de campanhas inteligentes, com promoções, um bom atendimento e a abertura das lojas em horários especiais.

Novo parque
A Prefeitura está anunciando a implantação de um novo parque ecológico na região urbana de Anápolis. Agora é o parque do córrego “Catingueiro”, que vai se estender desde o final da Avenida Getulino Artiaga, até às proximidades da Rua Conde Afonso Celso, na divisa do centro da Cidade com o Bairro Dom Pedro II. A denominação “Catingueiro” (espécie de veado comum do Cerrado) origina-se de uma fazenda com o mesmo nome, que existia naquele setor, nos anos 30 e 40, onde proliferava este animal. Era de propriedade do intendente (espécie de prefeito) Adalberto Pereira da Silva.

Casa cheia
A julgar pelo último jogo contra o Vila Nova, o Estádio “Jonas Duarte” vai ficar pequeno para os jogos da Anapolina durante o quadrangular final do Campeonato Goiano. A Rubra enfrenta o Atlético Goianiense, atual Campeão Goiano. Se passar por ele (serão dois jogos - ida e volta) joga contra o vencedor de Goiás e Vila Nova. E, o entusiasmo é tanto que fala-se, até, em se instalarem arquibancadas desmontáveis no espaço que falta para o complemento do anel de público.

Fraternidade
Com a aproximação de seu final, a Campanha da Fraternidade 2011 que aborda as questões ambientais, nunca foi tão oportuna como agora. Os acidentes e os incidentes climáticos em todo o mundo, inclusive no Brasil, apontam, realmente, para a urgente necessidade de se adotarem medidas para se diminuírem os efeitos de tantas catástrofes. Idealizada e coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Igreja Católica), a Campanha, nos últimos anos, tem recebido a adesão de outros segmentos religiosos e de organizações não governamentais, dentre outros.

A água
Começaram, efetivamente, as obras do projeto de universalização da água potável em Anápolis. Além da extensão de redes distribuidoras para diversos bairros que ainda não contam com o benefício, ainda vai se ampliada a capacidade de captação do Ribeirão “Piancó” e o sistema de tratamento da Estação que funciona no Jardim das Américas. As obras de construção civil tiveram início esta semana. Muito bom...

Projeção
A julgar pelo que está em andamento e pelo que está projetado em termos de avanços econômicos, com a implantação dos chamados megaprojetos, Anápolis deve ganhar dimensões incalculáveis em termos de mídia. Há quem diga que será uma espécie de território independente, onde não se focalizará o Estado.  Será simplesmente Anápolis, Brasil. Como já acontece com outras grandes cidades em diferentes partes do mundo, onde a unidade federativa, praticamente, inexiste. São muitos os exemplos.

Crescimento
A duplicação da BR 153, trecho entre a Vila Jaiara e o distrito de Interlândia está provocando uma supervalorização imobiliária no setor. Além de sítios e chácaras que passam por novos cálculos de valor pelo hectare, está prevista, para breve, uma corrida imobiliária na região. Algumas empresas especializadas já adquiriram glebas devendo transformá-las em loteamentos urbanos. Ou seja, Anápolis vai crescer, também, para o Norte. Muito bom...

Remédios
A distribuição gratuita de medicamentos para determinadas doenças, anunciada pelo Governo há alguns meses, efetivamente, ainda não aconteceu em sua plenitude. Pelo menos em Anápolis. Diariamente são registradas reclamações de pessoas que buscam os referidos medicamentos nos locais anunciados e retornam de mãos vazias. Esses pacientes são, em sua maioria, pessoas carentes, moradoras na periferia que, em muitos casos, não têm, sequer, o dinheiro para a passagem do ônibus.  Uma pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário