quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Alea jacta est

Foi em janeiro de 49, há 1957 anos, que esta frase se imortalizou nas palavras do imperador romano Julio César. Ele tinha um desafio pela frente: atravessar o riacho Rubicão e enfrentar os Gauleses numa guerra das mais temidas. Saindo à frente da tropa, disse a imortal frase “Alea jacta est”, ou, em português: “A sorte está lançada”. Hoje, passados todos esses séculos, a citação ainda é lembrada quando alguém se propõe a enfrentar um desafio.
A sorte está lançada para aqueles que colocaram seus nomes como alternativa para assumirem o Governo de Goiás a partir do próximo janeiro. Os mais lembrados (Maguito Vilela, Demóstenes Torres, Barbosa Neto e Alcides Rodrigues) conhecem perfeitamente nosso Estado. Não são calouros. Detentores de mandatos parlamentares, ocupantes de cargos no executivo, sabedores profundos das carências do povo goiano, esses candidatos, certamente, terão a grande oportunidade de sugerirem modelos para, se eleitos, governarem um importante estado. O povo de Goiás espera muito deles. Até por que, nenhum tem o direito de alegar ignorância a respeito dos problemas enfrentados pela comunidade.
Saberão os candidatos, que Goiás carece de projetos importantes para o fomento à economia primária (agricultura, pecuária e extração mineral), assim como de uma diretriz aceitável na política educacional em todos os estágios. O que dizer, então, da segurança pública, anseio de dez entre dez goianos? O desemprego, que, embora não seja exclusividade de Goiás, é o terror que bate à porta de milhares de famílias. Isto sem contar a necessidade de se melhorarem (e muito) os projetos para a saúde pública, para o controle ambiental, para concretizar o sonho da industrialização e muitos, muitos outros.
Parafraseando Getúlio Vargas, quando disse que o Brasil esperava que cada um cumprisse com o seu dever, o povo de Goiás, com certeza, poderia estar afirmando a mesma coisa, com outras palavras. Ou seja: os goianos esperam que cada um dos candidatos a governador cumpra com o seu dever de expor idéias claras, planos exeqüíveis, propostas concretas e não mentir, iludindo seus conterrâneos. Em resumo, programas honestos para o bem estar do povo. “Alea jacta est”. A sorte está lançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário